Comanda

Comanda

Se tem algo que eu me preocupo a noite toda enquanto estou na balada, esta é a COMANDA. Aquele Papel/Cartão que você recebe assim que entra em qualquer balada (balada de verdade, tirando aqueles risca-faca do centro que tem que pagar na entrada e no bar quando quiser consumir – ). A regra é básica e geral, coisa que você aprende de novato: Perdeu, se Fudeu! Por isso, a mantenho em um lugar bem seguro e sempre vigiando.

A maneira com que as comandas variam de balada pra balada é muito interessante. Tem balada que é mais moderna, como a Flexx, que é tudo por código-de-barras em um cartão que você recebe na entrada e quita na saída. Outras já são bem feias, grandes e difíceis de guardar, como aquele trambolho dado na A Loca, é tão grande e tão duro o papel cartão que acaba sendo insuportável carregar aquilo. Na The Week a coisa é mais funcional: de papel cartão mesmo. Mas em todas elas, se você perder ou te roubarem: você tá fudido.

Já houve vezes em que eu achei uma comanda perdida. Na TW uma vez: olhei pro balcão do bar da pista 1 e lá estava ela, brilhante e solitária… a comanda de alguém que não sabia que ela estava ali e nem eu de quem podia ser. Fiquei olhando para ela, ela me olhando, olhei pro lado, ninguém a acompanhava. Aí resolvi tirar ela daquela solidão, peguei-a naturalmente, olhei pro lado, ninguém deu confiança… Gottcha! Sabe o que significa? Free drinks all night long… Gastei tanto aquele comanda e depois guardei-a para mim e até hoje carrego-a na carteira como um troféu relicário.

Quem hoje tem uma comanda de uma balada na carteira? Eu tenho duas! Essa da TW e uma outra da Flexx no dia que eu e meu amigo conseguimos duplicar a entrada. Truques e manias de baladeiros. Essa é uma prática que eu não possuo com frequencia, mas quando o destino me coloca na frente das possibilidade, porque nega-lo? São momentos em que você se sente fazendo justiça ao beber um pouco de graça depois de tantas e tantas noites de dinheiros absurdos gastos nas boates que lucram absurdamente com todos nós. São os dois lados da moeda.

No ultimo final de semana me aconteceu algo supreendemente inacreditável! A tal envolvida – a comanda – fez da minha noite uma loucura, um total absurdo. Chegando na TW, assim que eu piso lá dentro, de alguma maneira que eu não se explicar pra vocês, eu perdi o meu plastiquinho de documentos com:

  •  Meu RG
  • Dois Cartões de Crédito
  • R$ 60,00
  • Membership White
  • A COMANDA!

Perdi! Sei lá, sumiu, não achava de jeito nenhum. No meio de todo o desespero, na procura pela bendita, me vem a imagem de outra santa: OUTRA COMANDA! Perai… veja se você entendeu direito: Eu perdi a minha comanda e achei uma outra comanda – de alguém qualquer que perdeu também – como isso é possível?

No desespero de achar a minha comanda, eu me deparo com outra comanda. Cara, é tipo Jesus dando uma segunda chance. Quais as possibilidades de uma coisa dessa acontecer? Nenhuma. Aí despiroquei. Peguei a tal comanda, que estava com 50,00 de entrada e eu – como já não tinha mais dinheiro, nem documento, nem cartão e muito menos a minha comanda – fui é gastar na dos outros. Cheguei no bar e paguei de patrão e antes de estourar a comanda me acontece algo tão inédito quanto o aparecimento da mesma: eu troco a comanda achada por 2 balas com meu dealer que não acreditou na história. Além de perder a minha, achar uma outra, beber a metada da noite toda de graça, ainda troco a comanda achada por duas balas. O crime perfeito! Antes pegarem ele com a comanda do que eu, não é mesmo? Já estava fudido mesmo. Registrei boletim de ocorrência no Achado e Perdidos e cancelaram minha comanda na hora. Perdi todos os meus cartões de créditos, o cartão da TW, RG… era o mínimo que a minha raiva me permitia fazer naquela noite.

Ao amanhecer, no fim da balada, todos pagaram sua comanda – menos eu. Voltei ao achados e perdidos e me deparo com uma menina aos prantos porque eles estavam cobrando R$150,00 pela sua comanda perdida… “Me ferrei”, eu pensei. Chegou na minha vez, dei meu nome, telefone que estava na comanda e o moço olha bem pros meus olhos e fala:

“Sr. você tem a sorte de ainda existirem pessoas com bom coração nesse mundo”

E me entregou o meu RG, meus cartões de créditos, meu membership e a minha comanda: INTACTA! Do jeito que eu entrei – VIP – ali ela estava: sem um realzinho gasto. Por isso que eu digo: TEM COISAS QUE SÓ ACONTECEM COMIGO E MAIS NINGUÉM! AI QUE LOUCURA!